quinta-feira, 11 de junho de 2009

Será que o H1N1 é primo do parvovírus?!


Acabei de ler a notícia que a OMS declarou o estado de pandemia para a Gripe A. Para quem não se deixa alimentar pelo fervor dos media, e tem dois dedos de testa já percebeu que gripes novas dão dinheiro. Dão dinheiro à OMS, às farmacêuticas - é preciso lembrar a Gripe das Aves e as doses de Tamiflu que foram compradas por medo de qualquer coisa que não percebi bem-, a todas organizações que de alguma forma estão relacionadas com este espetáculo mediático.

Pandemia é uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente. Ora que eu saiba isto não está nem perto nem longe de grandes proporções. A gripe sazonal, isso sim, toma todos os Invernos grandes proporções e não se vê nem metade do espetáculo que esta está a ter.

E dizem vocês, mas já morreu imensa gente devido à gripe, isso é um sinal que é mais grave, não?! E eu digo: não! O problema desta gripe é que está a atacar uma faixa etária que teoricamente tem um sistema imunitário já competente (ao contrário dos "normais" grupos de risco - crianças e idosos-) e daí dizer que este vírus é mais virulento. Mas, o que os meios de informãção ainda não se lembraram de dizer é que os adultos que têm morrido por causa deste vírus tinham patologias subjacentes que lhes debilitaram o sistema imunitário, logo não conseguindo lutar de forma eficaz contra o malvado! Mas isso não jeito dizer até porque tirava o impacto à notícia...

Este vírus anda a deixar as pessoas assim meias chéchés, e só apetece mesmo dizer: que parvoíce!!!




p.s. O parvovírus não tem nada que ver com a parvoíce crónica ou passageira de alguns, é mesmo um vírus que afecta os cães mas por vezes também as crianças causando, entre outros, um quadro de eritrema infeccioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário