quinta-feira, 30 de setembro de 2010

21 de Outubro de 1921

Sabem o que aconteceu nesta data?

Foi a noite em que aquilo que parecia ser um vislumbre de um país republicano e democrático não passou disso. De um vislumbre. Foi a noite em que a história, mais uma vez, virou e que começou a dar lugar àquilo que só acabou em 1974.



Não é por acaso que este post está a ser escrito hoje. Acabei de chegar da abertura do MOTELx, onde passaram o filme português "Noite Sangrenta" que retrata os acontecimentos nessa noite em que facções radicais da GNR e Marinha Portuguesa chacinaram os responsáveis pela instauração da república.
Retrata-o na perspectiva de uma viúva que procura incessantemente os culpados da morte do pai do seu filho.
Retrata a luta de uma mulher, Berta da Maia, para que justiça seja feita na hora da morte daqueles que lutaram por ela durante a sua vida.

O desempenho da actriz Isabel Abreu está supremo. Consegue retratar o amor, as tristezas de uma mulher que  tenta lutar por algo em que acredita. Que não se deixa abater e que vai até ao fim. que por ser desmentida num jornal nacional, acaba por escrever e publicar um livro onde retrata toda a história (que mais tarde foi censurado).

A história é lindíssima, a nossa História, apesar de todas as noites sangrentas, é lindíssima e este é um exemplo de como o cinema português é bom, não precisamos de palavrões, nem de mamas à mostra, nem guiões escritos para estúpidos.

O filme vai ser transmitido na rtp1 em formato mini-série, a qual eu vou voltar a ver, e a qual recomendo que vocês também.

1 comentário:

  1. Olá Lipita! Eu sabia que ias escrever alguma coisa sobre este filme, não fazia ideia é que seria ainda na mesma noite em que o viste. Foste para o trab com quantas horas de sono? LOL
    É verdade o que tu dizes. Somos um dos países mais antigos do mundo e com uma história absurdamente rica, quando comparada com a dos EUA, por exemplo. Nesse país, a sua história e "estórias" são revisitadas uma e outra vez, mal e bem, todos os pequenos episódios bem aproveitadinhos, de um país que ainda não tem muitos para contar (quantos filmes sobre a II guerra, guerra Civil e guerra do Vietname é k já vimos?)
    O nosso país tem milhentas histórias e vemo-las cair no esquecimento... Este filme é brilhante por isso. Pega numa história verídica praticamente desconhecida de todo o público e conta-a de forma magistral. Verdade que não vejo muitos filmes portugueses (quantas más experiências e preconceitos é preciso referir?), mas este é absolutamente incrível! Actores relativamente pouco conhecidos, quando comparados com o omnipresente Nicolau que parece estar em todas, oferecem das melhores performances portuguesas que eu já vi. O argumento, a realização, o trabalho de fotografia, a produção... Tudo está perfeito e o resultado é BRUTAL. Uma história emotiva, capaz de levar o público às lágrimas, retratada com mestria. Muitos Parabéns!
    E um beijão para ti

    ResponderEliminar