sábado, 9 de janeiro de 2010

A ilusão do que somos


Quando ontem, alegremente disse que Portugal estava um país um pouco melhor, estava enganada...
Porque hoje ao ler a infografia do Público,



percebi que ainda há muito para fazer a nível de direito das mulheres.

Este artigo é uma estatística sobre a morte de mulheres por violência doméstica no ano de 2009, e apesar dos números serem inferiores aos dos ano passado, continuam a ser atrozes.

Como é que 28 mulheres, 2 delas com 82 anos (quase indefesas portanto) são assassinadas por homens que teoricamente gostam delas?!

É preocupante constatar que membros da GNR, PSP e guardas prisionais usaram as suas armas de serviço para matar as mulheres, não será isto abuso de poder? Que homens são estes que usam a autoridade que lhes foi conferida por este país para matar sem razão?! Que raio de exames psicológicos fazem a estes senhores (nem merecem este nome) que não detectam estes desvios de comportamento?! Se calhar... Se calhar não são desvios. São mesmo assim. Machistas irrecuperáveis. O retrato do macho latino que gosta das camisas passadas e da comida na mesa quando chega a casa. O retrato dum país que se diz avançado...

Podia falar de todos os casos porque todas estas mulheres merecem voz, mas preocupa-me ainda mais a quantidade de casos em mulheres jovens, de 20, 21, 26 anos... Porque os namorados, ex-namorados, carniceiros que com elas viviam são também homens jovens. Que, pensamos nós, já têm outra mentalidade. Encaram a mulher como um igual, ou como um menos diferente...

Que homens são estes que habitam o nosso país?!... Que serão pais do futuro?!


A minha ilusão de ontem que estava num país melhor, não passou disso. Uma ilusão.

3 comentários:

  1. SEI DE UMA RAPARIGA DE VINTE E TAL ANOS A KM O NAMORADO, NAMORADO!!! MALTRATA. nao só a nivel fisico mas tb psicologico... e as pessoas dizem "larga-o" nao precisas dele" mas ela axa k precisa... e enquanto estas mulheres nao tomarem realmente consciencia k estes homens (s s pode designar assim) nao as merecem nós só temos de continuar a abrir-lhes os olhos...
    e a ultima desta conhecida minha... engravidou... só pa nao perder o namorado...
    É REVOLTANTE...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é uma dura realidade neste nosso pais que se diz "desenvolvido". Pois bem, enquanto esses marginais nao mudarem a mentalidade relativamente a mulher/namorada, não chegaremos a lado nenhum. O tempo em que as senhoras estavam em casa so para tratar dos miudos, das refeições, das lides domesticas já passou... hoje em dia trabalham tanto ou mais que os homens, e depois de um arduo dia de trabalho ainda têm de chegar a casa e aturar esses anormais? temos que nos unir e dizer de uma vez por todas JÁ CHEGA!
    Filipa, acho que fazes muito bem em continuar a divulgar estes comportamentos aberrantes, tens todo o meu apoio.
    beijinhos
    Duarte Batista

    ResponderEliminar
  3. Oi rapariga!

    Ando à espera que metas aqui um novo post!

    LOL. Agora a sério. Tu e eu sabemos o pouco tempo livre que a merda de uma licenciatura nos deixa. Raios partam o canudo.

    Esses anormalões são psicopatas, sociopatas... o que lhe quiserem chamar. Meteram-se nas Forças Armadas porque gostam de armas e já são violentos por natureza. São tipos que provavelmente já traziam um belo exemplo de casa e sempre entenderam o papel do macho como "eu quero, eu mando, tu fazes".
    Sinceramente, eu acredito que a nossa sociedade já está, de uma forma geral, ligeiramente melhor do que isso e o pessoal anda a deixar para trás das costas a imagem da mulher dona-de-casa. Já há outro respeito. Mas enquanto os nossos putos tiverem gajos como o Cristiano Ronaldo como ídolos, não vamos a lado nenhum. Agora já não temos Zé Maneis de camisa aberta, bigode e pêlos no peito, mas temos Ronaldos depilados e com roupas de marca que fazem as mesmas merdas que os pais lhe ensinaram... ou não ensinaram! Está na altura de tornar a Ed. Sexual obrigatória em todas as escolas e... (oiçam os tambores rufar) que estas aulas sejam dadas por especialistas na área (há tanto desemprego na área da psicologia, por exemplo...) e não por professores de matemática, Ed. Moral e Religiosa, Português ou Ed. Física (sendo que estes últimos muitas vezes talvez sejam os mais aptos, pelo menos no que diz respeito ao desenvolvimento sexual e às alterações no corpo). Na escola do meu irmão, é o professor de Ed. Visual! Acho inacreditável. Parecem aulas de Ed. Cívica e não lhes ensinam nada como deve ser.

    Pronto. Já me calei.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar