terça-feira, 13 de abril de 2010

By the end of the day... its all about chemistry!

Vi este vídeo no blog "Bordado Inglês", que é aliás, um belissimo exemplo do que um blog pode ser. Podem vê-lo aqui:  http://bordadoingles.blogspot.com/
Vi, e não resisti em copiar algo que admirei (sou só humana) para o meu blog.

O vídeo fala explicitamente (ou não) da tabela períodica, mas a minha mentezinha divagadora começou logo a comparar os diferentes elementos com diferentes tipos de pessoas, e de relações sobre pessoas e coisas de pessoas!

Podem continuar a ler o que me veio à mente... Ou então limitem-se a ver o vídeo que é incrível!




Há pessoas que por muito bem que estejam com outras, não se importam nada de lhe dar um chuto no rabo e trocá-las por alguém bem diferente. A isto chama-se...versatilidade!
Ao que parece é o caso do Cloro que tanto gosta de um gás como de um metal.

Há pessoas que por mais voltem que dêm e por mais que tentem nunca vão conseguir aquele click inicial por muito que tenham tudo (na teoria) para o fazer. Vide o néon e o hidrogénio. Nestes casos por norma aparece depois um elemento exterior àquela tentativa 1+1, completamente diferente e inesperado e que "clicka" da maneira que deve.
É o caso do carbono que juntamente com o hidrogénio forma hidrocarbonetos, moléculas que são a base a muitos compostos importantissímos para a existência de vida (não é por acaso que são chamados de biomoléculas).
O problema é que estes individuos que provocam reacções (e relações) importantissímas, fazem-no quase sempre sem discrição, ie, com todo e qualquer elemento que possa de alguma forma "encaixar" (o carbono existe em tudo e mais alguma coisa...)

Certas pessoas por se acharem tão "nobres", ainda não perceberam que isso as torna incapaz de descer do seu pedestal (grupo 18 da tabela períodica) e trocarem uns quantos iões. Invarialmente acabam sozinhos. Deve ser por isso que lhes chamamos inertes (as gases nobres).

Há ainda aquele tipo que consegue estar numa relação com ele próprio bastando-se e "gostando-se". No dicionário isto acho que tem o nome de egoísmo. Ou pelos vistos oxigénio também serve.

E no fim, no fim há mesmo aquelas pessoas que não se suportam, não se gramam, odeiam-se até ao núcleo e só de porem os olhos uma cima da outra há uma troca tão acelerada e instável de iões que só pode  mesmo dar faísca!

2 comentários:

  1. mt fixe o video e mt fixe a tua imaginação :)

    ResponderEliminar
  2. LOL ROFL LOL LOL LOLOLOLOL
    Este pode ser um dos melhores posts que já fizeste! TA GENIAL! consegui ver caras k conheço em todos os átomos da tabela periódica! Química nunca foi tao bem explicada. Nem a Química Aplicada, nem a... sexual, por assim dizer.

    Brilhante, como sempre.

    ResponderEliminar