domingo, 28 de junho de 2009

O Homem do Tempo



Ontem à noite fui ao Santiago Alquimista ver o concerto de apresentação do novo álbum (o segundo) do The Weatherman, um músico do Porto que facilmente seria da Liverpool dos The Beatles como da Califórnia dos Beach Boys. Alexandre Monteiro é verdadeiramente um homem do tempo de agora, de ontem, de amanhã porque consegue criar música que se ouve agora - em certas alturas do concerto parecia que estava a ouvir Blur - mas também podia ter sido criada nos anos 70, como daqui a uns anos. Porque é uma pop-quase-rock simples que entra por um ouvido e não sai, que apetece bater o pé e nos faz entrar num qualquer outro universo que possa existir em nós.

"Jamboree Park at the Milky Way", é um daqueles cds para ouvir e ouvir e ouvir... Tem desde a anti-canção de amor (Chloe's Hair) a uma canção que facilmente seria entoada pelo Sr Jack Sparrow - o próprio The Weatherman disse que era uma música de piratas, para piratas-. Mas como de poeta e de louco todos temos um pouco é fácil deixar-mo-nos levar de um universo para outro e assim passar uma hora a ouvir boa música.

A música de abertura do concerto diz qualquer coisa como "If you only have one wish you'd better make it big", e aos poucos o Senhor do Tempo está a conseguir realizar o seu desejo de nos dar música em Inglês, feita por um Português num Portugal que vai começando a ter os ouvidos abertos.
Fica o myspace: http://www.myspace.com/theweathermanpt




Não posso, no entanto, deixar de referir: para quem conhece o Santiago Alquimista sabe que não é uma sala muito grande, daí vem o seu carisma também, mas estava, como se costuma dizer, um bocado às moscas... A qualidade de um concerto não se mede pelo número de pessoas e ontem à noite foi exemplo disso, mas continuo a não perceber a filosofia da maioria das pessoas, que não acha nada caro dar 12€ para passar uma noite numa qualquer discoteque mas acha muito caro dar 8€ para ouvir e apoiar aquilo que de melhor se faz por terras Lusas.

3 comentários:

  1. Minha! Isto não se faz! O teu post está genial. Fiquei com o queixo pendurado. Parecia que estavas a descrever uma sobremesa e fiquei a ansiar por mais. Não tendo (ainda) ouvido nenhuma música, fiquei a adorá-las e salivar pelo prato seguinte!

    Well done! Delicious!

    ResponderEliminar